Partilhe esta Página



Total de visitas: 18056
7 COISAS Q DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES
7 COISAS Q DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

Copyright – 2010 José Cícero Silva

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS

É proibida a reprodução total ou parcial desta obra, salvo com autorização por escrito do Autor.

 

 

                                          

 

 

Pedidos desta apostila, devem ser feitos pelos telefones:

(82) OI – (82) 8898-0414, VIVO – 8177-2233, CLARO – 9326-1754

 

 

 

                                                                                                                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

 

ÍNDICE

1-   Agradecimentos e apresentações..........................1

2-  A importância da evangelização................................3

3-   Quem são os qualificados para o evangelismo..............4

4-   Condições necessárias para quem vai levar as novas........5

5-   Tipos de seitas heréticas que iremos encontrar durante a evangelização...........................................................................6

6-  Ensinando a fazer missões de casa até aos confins da terra....10

7-  Bibliologia, aprendendo mais sobre a bíblia......................11

8-  Postura e ética cristã para os ganhadores de almas dentro da igreja..........................................................................................12

9-  Referencias bibliográficas........................................................13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

 

AGRADECIMENTOS

Quero agradecer ao Deus trino que me chamou para honrosamente fazer parte de um ministério do qual pelos meus méritos não sou digo, mas pela sua infinita e insondável graça, aos meus professores que me ensinaram a conhecer a Deus e a torná-lo conhecido de outros; ao Rev. Eliezer que sempre tem nos apoiado; aos meus irmãos e amigos que tem nos confiado o púlpito de suas igrejas, para pregarmos e darmos estudos da palavra de Deus as suas ovelhas, ao casal missionário que eu tanto estimo; Pr. Ivaldo cruz e sua digníssima esposa Fátima Magalhães, com quem aprendi a enxergar os fatos com uma perspectiva mais ampla; enfim, a todos que contribuíram e oram pelo meu ministério, que Deus abençoe a todos. 

                                                                                           Pb. José Cícero Silva

                                                                                                                 Verão de 2010

 

APRESENTAÇÕES

O presente trabalho representa o fruto da experiência do autor, ora aqui citado. Essa experiência que foi acumulando e sendo filtrada através de diversas fontes.

É uma obra do espírito apologética do missiólogo, José Cícero Silva, homem preocupado com crescimento do reino de Deus.

O Pb. José Cícero é conferenciasta e autor de diversas obras tais como:

77 Esboços para sermões de 7 tópicos, recheios para mensagens, o 7 da perfeição espiritual, provérbios de um pregador 1 e 2, o santo homem de Deus, o romantismo do amor, pregando usando a homilética e o que não está escrito na Bíblia e mesmo assim falamos. O Pb. José Cícero Silva é também professor de teologia, pregador eloqüente do evangelho, escritor e atua como presbítero na Assembléia de Deus.

Recomenda-se está obra não somente aqueles que ministram a palavra de Deus, mais a qualquer membro ou oficial da igreja que se interessa profundamente no progresso do reino de Deus.

Rev. Eliezer

Assembléia de Deus Nova Dimensão

 

 

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

 

Definindo algumas palavras

Num propósito de despertar os meus alunos à responsabilidade de ganharem almas, tenho acoplado as palavras evangelista, evangelho e evangelismo a seguinte frase:

“o evangelista difunde o evangelho através do evangelismo”

“evangelho’’ literalmente significa “boas novas’’ no significado espiritual é o “poder de Deus’’ Rm. 1:16.

O termo provém do grego “evanguélion’’

Que significa “boas novas’’ “boa mensagem’’ “boa noticia’’. Lc. 2:10-11. A mesma no hebraico é “proclamar boas novas’’ “trazer novas de vitória’’.

“evangelismo’’ é a obra de fala de Cristo àqueles que se encontram perdidos, e levá-los a Cristo, Salvador, Jo. 1:41; at. 8:30.  É a arte de fazer discípulos, Mt. 28:19-20.

“evangelização” é a ação de evangelizar. “evangelizar é um mendigo dizer a outro mendigo onde conseguir alimento”

“evangelismo é a igreja que vai”

“evangelismo é a igreja que segue”

“evangelismo é a igreja que ataca”

 

 

1º - a importância da evangelização

 

A importância da evangelização.

Porque nós devemos evangelizar

A)              É obrigação nossa “...Me é imposta esta obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho” (1 Co. 9:16).

Esse texto não significa que o crente deva prega a palavra, constrangido ou forçado; e sim, que por se tratar de uma testemunha do Senhor Jesus Cristo (At:1:8) foi convidado para testificar da sua salvação (At: 26:22)a fim de que os que ouvirem seu testemunho possam saber a razão da esperança que há nele (1 Pe. 3:15) somente o crente pode afirmar com convicção quem ele era, quem ele é, e quem ele será:

Era um perdido pecador (Rm. 3:23) Candidato á morte eterna (Rm. 6:23. Ap. 21:8)

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

E a condenação (Jo. 5:24)

Porém, hoje, não é mais pecador foi remido (Tt. 2:14)

Libertado por Jesus (Jô.8:34) e, no futuro

Estará eternamente com ele (1 Ts. 4:17)

Nos céus (Fp. 3:2) possuindo um corpo imortal e incorruptível (1 Co 15:51-

B)               Temos uma divida (Rm. 1:14-15)

Quando permanecemos no pecado, tinhamos uma divida enorme e estamos sem condições de Pará-la, mas tudo foi perdoado por Deus (Mt. 18:23, 27; Cl. 2:14) “portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus...” (Rm. 8:1)

7 coisas que devemos aprender para fazer missões

Agora só devemos o amor aos outros (1 Jo. 4:11)

Então, “a ninguém devais coisas alguma, a não ser o amor...” (Rm. 13:8) o trabalho de ganhar almas constitui-se numa divida a paga.

Oxalá possamos levar a mensagem da cruz ao perdido, para a sua salvação, pois, fazendo assim, estaremos dando de graça, recebemos (Mt. 10:8) e a divida vai sendo paga!

C)              A igreja só cresce se pregarmos

“...como crerão se não há que pregue? (Rm. 10:14) é ouvindo a palavra de Deus que o pecado tem condições de crer, pois “...a fé vem pelo ouvir, pela palavra de Deus” (RM 10:17)

Realmente, quando o pecado ouve a palavra de Deus,começa a ter possibilidade de crer, vejamos alguns exemplos disso:

1 – O Eunuco (At. 8:27-33)

As vezes, o pecado pode até possuir uma bíblia, mas é necessário que alguém lhe explique a respeito da salvação. Pois a bíblia é um ministério de Deus (Mt. 16:17). O eunuco mencionado é um exemplo disso: ele viaja no seu carro lendo o livro do profeta Isaias, mas não entendia o significado do que lia; somente quando Filipe o evangelista começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus (At.8:35) é que ele creu no Senhor e foi batizado.

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

2 – O paralitico de Betesda (Jo.5:1-15)

Este homem estava enfermo havia 38 anos, deitado numa cama, e esperava que, quando o anjo agitasse a água do tanque, ele pudesse descer para ser curado. Porém, quando as águas eram, agitadas, outras pessoa, certamente auxiliava por alguém, era colocada no tanque, sendo curada instantaneamente. Que desilusão para esse paralitico, pois teria que Jesus chegou.

Ali, viu a aflição dele e lhe falou. A palavra dita por Jesus chegou aos seus corações; ele adquiriu fé, e sem seguida,Jesus o curou: a fé vem pelo ouvir.

3 – Cornélio e sua casa (At. 10:42-48)

Quando Pedro pregou a palavra na casa de Cornélio, todos ouviram, creram, foram salvos, e até batizados no espírito santo. Portanto vamos pregar a palavra (2 TM. 4:2) “...quer ouçam quer deixem de ouvir...” (Ez. 2:7)

Certamente alguns ouvirão (At. 17:32-34). O que proporcionará o crescimento da igreja (At. 2:41; 4:4; 9:31)

Porque somos salvos Rm: 816. Jo. 3:36; 6:69; 5:24; 6:47; 1 Jo 5:11. Todo crente salvo quer levar alguém para Cristo. Vejamos alguns exemplos:

1 – A mulher samaritana (Jo. 4:30, 39-42)

2 – Zaqueu (Lc. 19:8-9)

7 coisas que devemos aprender para fazer missões

3 – Andre (Jo. 1:39-42)

4 – Filipe (Jo. 1:43, 46-47)

5 – O ex-endemoniado gadareno (Lc. 8:39)

6 – O leproso (Mc. 1:44,45)

Trabalharei e orai:

Na seara e na vinha do Senhor meu desejo é orar, e ocupado quero estar sim, na vinha do Senhor. (hino nº 115 da H. Cristã)

 

 

 

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

2º - Quem são os qualificados para o evangelismo?

Marque com um X a resposta certa.

 

1 – Os anjos?..........................................................(     )

2 – Os espíritos enganadores................................(     )

3 – Os pecadores....................................................(     )

4 – Os desviados.....................................................(     )

5 – Os crentes salvos..............................................(     )

Os anjos queriam pregar o evangelho (1 Pe. 1:12) mas Deus não lhes permitiu porque são espíritos (He. 1:14) e eles não podem pregar que Deus os salvou, curou, livro da tentação e do perigo:

Eles não têm essas experiências para contar.

Os espíritos enganadores não podem evangelizar, “porque todos pecariam e destruídos estão na gloria de deus” (Rm.  3:23)

Para poderem prega o evangelho precisam ser “...nova criatura...” (2 Co. 5:17)

Os desviados não podem pregar o evangelho porque já perderam a credibilidade para com Deus (Hb. 1:16) e sem Jesus nada podem fazer (Jo. 15:5)

Os crentes são os únicos qualificados para está obra (Jo. 15:16)

O anjo não pregou para Cornélio, mas disse: “...manda chamar a Simão...ele te dirá o que deves fazer (At. 10:5-6),  “...de graça recebestes, de graça daí” (Mt. 10:8),  “...dá-lhes vós de comer...” (Lc. 6:13) foi a ordem de Jesus aos seus discípulos com relação á multidão que estava faminta. Só o crente tem alguma coisa para dar (At. 3:6) os descrentes precisam ser ajudados; e somente os crente podem afirma com grande convicção quem ele era, quem ele é, e que ele será. Somente uma pessoa dotada de tal certeza e esperança é poder ganhar almas.

“quantos há perdidos, sem a salvação! Que “precisam de consolação. Como Cristo os ama faz-los entender, pois só tu, ó crente o poderás fazer”.

(hino nº 93 H. Cristã)

 

 

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

3º - CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE VAI LEVAR AS BOAS NOVAS

 

(2 Sm. 18:27) Um prospero ganhador de alma tem que:

1-    Ser convertido (Ez. 33:11

“...e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos’’ (Lc. 22:32)

“...e grande número creu e se converter...’’ (At. 11:21)

2-    Ter bom testemunho

 “... convém que tenha bom testemunho dos que estão de fora,

para que não caia em afronta, e no laço do diabo’’ (1 Tm. 3:7)

3-    Ter conhecimento da bíblia e o seu autor

O que ouvimos o que vimos, com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram na palavra da vida.

O que vimos e, ouvirmos, isso vos anunciamos (Jo. 1:13) Nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que vimos (Jo. 3:11) por que hás de ser testemunha para com todos os homens, do que tens visto e ouvido (At. 22:15),

Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Tm.2:15)

“Então, Filipe abrindo a sua boca e começando nesta Escritura, lhes anunciou a Jesus” (At. 8:35)

O conhecimento da Bíblia e do seu autor (Jesus) é um dos requisitos mais importantes do ganhador de almas. Ele deve ser instruído na palavra (Sl. 4:6) saber as sagradas letras (2 Tm 3:16)

4-    Guardaras no coração (SI 119:11)

O conhecimento nos torna (1 Jo 2:16)

Pois nos capacita a utilizar no tempo certo a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef. 6:17) de modo que possamos vencer os ataques de satanás (Mt. 4:1:11)

 

Devemos conhecer toda Bíblia, pois “toda a escritura... é proveitosa...” (2 Tm. 3:16) e tudo o que foi escrito foi escrito para o nosso ensino (Rm. 15:4) quando o crente estiver com esse conhecimento, ele será: “...poderoso nas escrituras” (At. 18:24) e os pecadores não poderão resistir ao poder da Palavra (At. 6:10) somente quando possuir conhecimento da Palavra é que o ganhador de almas poderá levá-las a Jesus, “...mostrando pelas escrituras que Ele é o Cristo” (At. 8:35).

 

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

5-     Ter sabedoria (Pv.2:10)

 

“O que ganha almas sábio é” (Pv. 17:30) “...a sabedoria é a coisa principal: adquire pois a sabedoria...” (Pv. 4:7) “...os que a muitos ensinam a justiça refugirão como as estrelas sempre e eternamente” (Dt. 12:3)

 

 4º - TIPOS DE SEITAS HERÉTICAS QUE IREMOS ENCONTRAR DURANTE A EVANGELIZAÇÃO

 

Com o propósito de ajudar o povo de Deus a discernir entre a verdade bíblica e o erro ensinado pelas seitas falsas nos dias atuais, foi que escrevi este tópico.

A finalidade desta apostila é dar ênfase sobre a evangelização das almas, mas foi pensando numa melhor preparação para poder retrucar suas afirmações falsas, que resolvemos abordar sobre a matéria de heresiologia.

As heresias das seitas e regiões falsas aqui mencionadas são apenas para orientar o ganhador de almas sobre as crenças deles para posteriormente saber como falar-lhes a palavra de Deus.

Uma seita é identificada, em geral, por aquilo que ela prega a respeito dos seguintes assuntos:

 

1 – Sobre a Bíblia Sagrada;

2 – Sobre a pessoa de Deus;

3 – Sobre a queda do homem e o pecado;

4 – Sobre a pessoa e a obra de Cristo;

5 – Sobre o Espírito Santo;

6 – Sobre a Salvação

7 – Sobre o Porvir.

 

Se uma igreja ensina sobre estes assuntos e não se coaduna com as escrituras, podemos estar certos de que estamos diante duma seita herética.

 

A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

(também conhecida como “igreja do véu”)

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

Fundada em 1910 pelo italiano Louis francescon, Leonard, estudioso francês, que escreveu uma historia eclesiástica de algumas das igrejas evangélicas do Brasil, preocupa-se com a tendência da congregação para encaminhar-se para o espiritismo. Podemos notar que, não obstante a congregação algumas vezes, usa passagens bíblicas para fundamentar suas crenças e ensinos em geral falham os pregadores no que tange á fiel interpretação dos textos que escolhem.

Evidentemente isso se dá mais por ignorância do que por malicia ou compromisso consciente com o erro.

Ela ensina entre outras coisas, o seguinte:

A igreja não precisa de nenhum outro pastor além de Jesus Cristo, mas, Jesus deu pastores a igreja. (Ef. 4:11) “E ele deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres”.

As mulheres cristãs, devem usar o véu durante o culto.

A passagem de 1 Co. 11, Paulo escreveu aqui do ponto de vista de um rabino, como representante da antiga cultura judaica. Porventura tais costumes continuariam sendo obrigatório para nós hoje? Quando as coisas são radicalmente diferentes, em aspectos como vestuário, e, sobretudo, no que tange á nossa idéia acerca da posição da mulher nos dias atuais?

Acreditamos que os costumes sociais mudaram, as exigências deste também mudaram.

 “...pois o cabelo lhe foi dado em um lugar de véu’’ (1 Co 11:15-16)

 Se a congregação cristã no Brasil a diz obedecer a essa orientação de Paulo quanto ao uso do véu, suas mulheres deveriam usá-lo, não apenas no culto, mas também de acordo com o contexto histórico, em público, porquanto nenhuma mulher crente da época apostólica pensaria ser apanhada na rua sem véu. Quanto a isto, a atitude da congregação é condenável, não pelo o fato de suas mulheres usarem o véu durante o culto, mas pela maneira irracional com que condenam o seu desuso nas demais igrejas. O que muitos não sabem é que quem usa o véu no Brasil como se tivesse na Judéia, não está convertido, porque “...véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao senhor então o véu será retirado’’. (2 co 3: 15-16).

Os crentes devem se saudar com o osculo santo.

Em algumas culturas ocidentais, como por  exemplo no Brasil, seria vergonhoso um homem beijar outro homem. Se os irmãos membros da congregação se saúdam com o ósculo apenas homem com homem ou mulher com mulher, há malicia em se saudar homem com mulher e mulher com homem, e se há malicia, torna-se pecada a prática do ósculo. Se eles se saúdam com o ósculo apenas no decorrer do culto, também está errado, já que é mostrado na bíblia que os cristãos primitivos se nos saudavam assim publicamente            (At. 20:37; Lc 12:47-48)

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

O evangelho não deve ser pregado fora dos locais habituas de culto. O fato da congregação cristã no Brasil não pregar o evangelho pelas ruas e praças, é devido à falas interpretação que fazem de (Mt. 6:5) com medo de serem considerados hipócritas, desobedecem o imperativo de Jesus: (Mc 16:15) como será possível evangelizar o mundo inteiro quando se alcança apenas aqueles que freqüentam os nossos templos? Jesus ensinou o modo que devemos proceder quanto à evangelização, quando disse: (Lc. 14: 21, 23; 13:26; Mt. 8:1; 4:18-22; Mc. 1:15.20; At. 16:13-15; 17:17:34;

Jesus jamais disse ao pecador: “vinde ao templo para serdes salvo’’, pelo contrário, Ele diz à igreja “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”. (Mc. 16:15)

Os pregadores não devem estudar nem se preparar para a pregação, pois o Espírito Santo colocará na sua boca as palavras certas no momento certo, isso deve se a uma interpretação equivocada das seguintes palavras de Jesus: (Mt.10:19-20).

A bíblia insiste na necessidade do crente buscar maior conhecimento através da leitura:

(Pv. 9:9; Mt. 13:52; 2 Tm. 2:15; 4:13)

O Dízimo restringe-se aos dias do antigo testamento.  Quando damos o dízimo estamos com isto dizendo que Deus é dono inalienável de tudo e que o homem é seu mordomo. (SI. 24:1) tudo é de Deus.

Na produção de 100 alqueires de milho em meio hectares de terra. O homem contribui apenas com o trabalho de preparar a terra, plantar e colher, enquanto que Deus concorre com muitas coisas, como, por exemplo: cerca de 1, 800, 00 litros de água; uns 3.200 litros de oxigênio; 2.400 litros de carbono; 73 quilos de nitrogênio; 57 de potássio; 18 de fósforo; 34 de Enxofre; 23 de magnésio; 23 de cálcio; 908 gramas de ferro; além de pequenas quantidades de iodo, zinco e cobre.

Cem alqueire de milho! Quem os produziu? De quem são? Tudo pertence a Deus, contudo, Ele nos entregou tudo querendo o retorno de apenas um décimo, e ainda a promessa de que sobre aquele que o fizer, derramará bênçãos sem medida (MI. 3:10) e não dizimar é roubar ao senhor (MI. 3:8)

 

 

 

 

 

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Charles Taze Russel, fundador nasceu no estado da Pensilvânia, estados unidos da América do norte, no ano de 1854 , e em 1872, Russel lança os fundamentos do seu movimento, inicialmente com os nomes “torre de vigia de Sião’’ e “arauto da presença de Cristo’’.

Russel morreu a 9 de novembro de 1916, sendo substituído pelo Juiz Joseph

Franklin Rutherford com a morte de Rutherford, Nathan H.  Knorr  assumiu a liderança da seita. No Início do seu mandato escreveu um ensaio com o título: “testemunha de Jeová dos tempos modernos’’, com a afirmação: “Deus Jeová é o organizador de suas testemunhas sobre a terra’’. O nome da organização deriva-se da passagem de (is. 43:10) eles dizem que “satanás de origem à doutrina da trindade’’ (seja Deus verdadeiro, pág. 81).

É evidente que a palavra trindade não se encontra na bíblia, como também nela não se encontra expressões como “testemunha de Jeová’’ e salão do reino’’, porém, a Bíblia contém a idéia básica da doutrina da trindade na criação do homem (Gn. 1:26). Na confusão das línguas em babel (Gn. 11:7) na visão e chamada de Isaias (Is. 6:8) no batismo de Jesus no Jordão (Mt. 3:16-17) a grande comissão de Jesus (Is. 6:8) no batismo de Jesus no jordão (Mt. 3:16; 17) a grande comissão de Jesus (Mt. 28:19)

Na benção apostólica (2 Co. 13:13) na eleição dos santos (1Pe. 1:2) na exortação de Judas (Jd. Vv 20-21) trindade (três em um)

 

São por Jeová e contra Cristo

Dizem os Jeovistas: “(Jesus) não é o autor da criação de Deus; mas, depois de Deus o haver criado como primogênito, usou-o como seu obreiro associado ao trazer à existência. Todo o resto da criação’’

Seja Deus verdadeiro, (págs. 34,35)

O que se conclui deste ensino herético é que Jesus  Cristo: não é Deus e nem autor da criação.  A versão bíblica forjada pelas “testemunhas de Jeová” lê-se (Gn1:2) assim: a terra sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e a força ativa de Jeová se movia sobre a face das águas. (Jo1:1) “no principio era a palavra e  palavra estava com Deus e a palavra era um deus ”. note o final da expressão: “um deus”.  A Bíblia enfatiza a divindade de Cristo, Jesus Cristo é Deus: (Jo 1:1;10:30,33,38; 14:9,11; 20:28;  Rm 9:5; Cl 1:15; 2:9; Hb 1:3; 2 Co 5;19; 1 Pe 1:2; 1 Jo 5:2; 15. 9:6) Amém.

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

O MORMONISMO

“igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias”.  Fundado por Joseph Smith, nascido em 23 de dezembro de 1805, no condado de windson estado de Vermont, nos estados unidos da América do norte.  Principio doutrinário: a única igreja verdadeira e fora dela não há outro meio de salvação para o homem.  Outras heresias da doutrina mórmon as obras padrão da igreja da são como a bíblia “ o livro de mórmon, doutrina e pactos, e a pérola de grande preço”.  (quem são os mórmons? Pág.11). Deus é Miguel, o arcanjo. Eva uma de suas esposas (brigham yong, revista de discursos, volume 1, págs. 50,51)

As duas visões de Smith

Primeira visão em Manchester no condado de Ontário no estado de nova York.  Segundo a qual apareceram-lhe o pai e o filho, denunciando a falsidade de todas as igrejas, com as seguintes palavras:  “ eles se chegam a mim com os seus lábios, mas seus corações estão longe de mim: eles ensinam mandamentos dos homens como doutrina,                                      

tendo aparência de santidade, mas negando o meu poder” (o testemunho do profeta Joseph Smith, pág.4)

Segunda visão, apareceu-lhe o “Anjo” Moroni, que segundo fez crer, que havia vivido naquela mesma região há uns 1400 anos. Mórmon, o pai de Moroni mostrou as placas de onde surgiu o livro de Mórmon em 1829. Nele são encontrados capítulos inteiros da Bíblia. Por exemplo: 1º Nefi. 20: é igual a Is. 48.  2º Nefi. 12 e 24. são iguais a Is. 2 e 14. 3º Nefi. 24: é igual a Ml. 3. Moroni. 10:7-20. A 1 Co. 12.

Não obstante, o livro de Mórmon contém muito da Bíblia sagrada, ele a condena como um livro mutilado e cheio de erros, que satanás usa para escravizar os homens. Isto é dito, textualmente em 1º Nefi. 13:28-29 e 2º Nefi.29:3,6. Diz Deus: (Dt. 18:20-22; 13:1-3)

 

ENSINANDO A FAZER MISSÕES DE CASA EM CASA ATÉ AOS CONFINS DA TERRA

As almas são muitas, mas os missionários são poucos.

São poucos os missionários dos nossos dias, que estão prontos para cumprir o mandado de Jesus Cristo (ver Mt. 9:37-38)

Quando há vagas no serviço civil, surgem centenas de candidatos. O mesmo ocorre nas forças armadas da militar e empresas comerciais. Mas para a tarefa da grande comissão (Mc. 16:15) onde é chegada a ceifa (Mc. 4:29) são poucos.

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

QUAL O SIGNIFICADO DO TERMO “MISSÕES” E “MISSIONÁRIO”?

O termo “missionário”, naturalmente, não é uma palavra neotestamentária. Etimologicamente, porem, tem estreito relacionamento com “Apostolo”. As duas palavras transmitem a idéia de alguém que é enviada da parte de Deus para levar o evangelho a outros que não conhecem (ver At. 9:15; 13:1-5; Rm. 1:1; I Co. 12:28; Gl. 1:1; Ef. 4:11) “missões” é a tarefa de fazer discípulos de todas as nações (ver Mt. 28:19).

 

ONDE DEVEMOS FAZER MISSÕES?

Nas quatro regiões geográficas (At. 1:8)  1º em “Jerusalém”  “...ficai porém, na cidade de Jerusalém”. (Lc. 24:49)  Devemos primeiramente fazer missões na nossa cidade(Lc. 14:21)  Os discípulos foram fieis testemunhas de Cristo, primeiro em Jerusalém (Lc. 24:47)

2º “Judéia” cidades vizinhas. Paulo depois que pregou em damasco, recebeu o chamado para outras cidades como: Macedônia, Trôade, Samotrácia, Nápolis, e outras (At. 16:9-12)

3º “Samaria” toda parte, cidades e aldeias da própria nação (Mt. 9:35) é a obra de um evangelista como Filipe (At. 21:8; 8:4-8)  Esforça-te para fazer “...a obra de um evangelista, cumpre bem o teu ministério” (II Tm. 4:5)

4º os confins da terra.

Enquanto muitos ficam em Jerusalém (nossa cidade) outros vão a Judéia e Samaria, alguns vão ate aos confins da terra, isto é, culturas distantes (ver Rm. 15:28)

Sobre aqueles que são chamados para os campos transcultural, convém lembrar o seguinte: 1) como regra geral, Paulo desenvolvia seu trabalho em regiões por ele mesmo desbravadas, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar em fundamento alheio; antes, como está escrito: “hão de vê-lo aquele que não tinha ouvido falar Dele, o entenderão aquele que não havia escutado” (ver Rm. 15:20-21; II Co. 10:15-16) porque muitos povos estão ouvindo o evangelho várias vezes e milhares de pessoas ainda não ouviram se quer uma vez!

2) tratando-se dos confins da terra, algumas nações estão mais maduras para a colheita que outras, portanto é indispensável que se considere a suprema direção de Deus, porque somente Ele sabe onde estão os povos mais maduros para a colheita (ver Pv. 10:5; Mc. 4:29; Jo. 4:35-38; At. 13:1-4; 16:6-10) pois assim nos ordenou o Senhor:

 

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. (At. 13:47).

 

BIBLIOLOGIA, APRENDENDO MAIS SOBRE A BÍBLIA

A Bíblia é a revelação de Deus a humanidade. Seu Autor é Deus.

Seu real intérprete é o espírito santo. Assunto central é o senhor Jesus Cristo. Sendo a bíblia a revelação de Deus, ela expressa a vontade de Deus. Ignorar a bíblia é ignorar essa verdade.

“Bíblia é Deus falando ao homem; mas é sempre Deus falando!”

 

7 condições para estudar a bíblia:

1)     Conhecendo Deus (Is. 32:16; Jr. 1:12), Ele mesmo nela revelará (Lc. 24:45; 1 co, 2:10, 12-13:

Ninguém pode melhor explicar um livro do que o seu autor

2)     Leia a bíblia diariamente (Dt. 17:19) “considere perdido o dia em que não leres tua bíblia”

3)    Leia a bíblia com oração (Si. 119:18; Ef. 1:16-17) “quando lemos a bíblia Deus fala conosco, quando oramos falamos com Deus”.

4)    Leia a bíblia toda

 

Como o(a) irmã(ao)pensa entender um livro que nem sequer o leu todo ainda?

5)    Crendo no que ela ensina sem duvida (1 Lc. 24:21, 25)

6)    Lendo-a por amor e prazer e com fome de aprender as coisas de Deus (Pv. 2:3-5; Mc. 12;37; 1 Pe. 2:2) você já notou a fome que têm os recém-nascidos?

As mães que o digam!!!

Como está a seu apetite espiritual pela palavra de Deus?

7)     Sendo cheio do espírito santo.

Ele conhece as coisas profundas de Deus (1 Co. 2:10) ele nos ensina (1 Co. 2:13; 1 Jo 2:27) e Ele nos lembra da palavra (Jo. 12:26) materiais com que a bíblia foi originalmente escrita.

Foram dois: papiro e pergaminho.

O papiro era extraído de uma planta aquática desse mesmo nome. Exemplo: Ex. 2:3 Jó. 8:11, Is. 18:2;2 Jo v.2.

 

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

O pergaminho é na pele de animais, curtida e preparada para escritura.

Exemplo: (2 Tm. 4:13)formatos primitivos da bíblia foram dois: rolos e Códicas.

Eram esses os formatos dos livros antigos.

O rolo era feito de papiro ou pergaminho.

 O código é uma obra no formato de livro de grandes proporções.

Nosso vocábulo livro vem do latim “líber”, que significa primeiramente casca de árvore, depois livro.

 

As línguas originais da bíblia

As principais são duas: Hebraico, para o antigo testamento, e a Grécia, para o novo testamento.

Os escritores da Bíblia foram cerca de 40 os escritores, levaram 1500 anos para escrever a Bíblia.

 

Origem do nome Bíblia

O vocabulário “Bíblia” significa etimologicamente “coleção de livros pequenos”, o vocábulo bíblia deriva-se da língua grega “Biblos” Ou “biblion” bíblia (Jo. 21:25; 2 Tm. 4:13; Ap. 20:12) bíblion (Lc. 4:17;Jo. 20:30)

Os nomes canônicos do Livro Sagrado são 7:

1)    Livro do Senhor (Is. 34:16) 2) Escrituras Sagradas (Mt. 21:42; Rm. 1:2) 3) A palavra de Deus (Mc. 7:13; Hb. 2:12) 4) oráculo de Deus (Rm. 3:2) 5) rolo do Livro (Si. 40:7) 6) Espada do Espírito (Ef. 6:17. Hb. 4:12) 7) Livro da Lei (Dt. 31:26). 

 

POSTURA E ÉTICA CRISTÃ PARA OS GANHADORES DE ALMAS DENTRO DA IGREJA

Uma das grandes definições na igreja-organização (e não da igreja-organismo, corpo de Cristo) está no relacionamento interpessoal de seus membros, que obreiros ou não.

Em cultura brasileira, existe uma lacuna deixada pela miscigenação da qual fazemos parte. (portug-católicos, afric-espitis, índio-feitiçaria) ex: No Brasil se pode mentir até que  se prove ao contrário, achado não é roubado...

Do outro lado temos a cultura cristã-com base  bíblica, fundamentada na decência e na ordem (I co 14,40) e, que não toca a mesma flauta (At 17.6,7). Ex: não é ético mudar uma cultura: índios terenas.

 

 

 

 

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

  1. I.                  QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA ÉTICA? (Educação, bons modos, etiqueta) segundo o Aurélio, ética é o “Estado dos juízos de apreciação referentes a conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja,

relativamente a determinada sociedade, seja o modo absoluto; ou “parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral”,

“A Ética Cristã é formada por mandamentos que estabelecem a conduta do homem com relação ao próximo e ao próprio Deus”.

Ex: Judas, quando Jesus disse: O que o que mete a mão comigo no prato, mal educado, não polido! Ir a uma reunião com caráter especifico, sem ser convidado!

 

II . REGRA DE ÉTICA CRISTÃ:

1º. ) comentários maldoso (SL101.5) ”aquele que difama o próximo as escondidas”

“jamais faça comentários ocultando sua personalidade, que muda, se a tal chegar”

2º.) realista e sincero Pv. 12.18;25.)

Nem sempre ser realista e sincero é étimo.

As vezes temos que aguarde o momento de falar.

“Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mais a língua do sábio é saúde”.

“Como maçãs de ouro em  salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.

Nunca fale algo que antes tenha que dizer: Agora vou sair da ética.

Falta de educação.

3º.) respeito (Pv. 25.17,23)

A bíblia fala do respeito entre as pessoas (FL2.3) A nossa postura espelha em nosso aborreça de ti”. “O vento norte afugenta a chuva e a língua fingida a face irada”. Ex: Pessoas que desmancha o que o outro fala... é falta de respeito a (pessoa-público). Pessoas novas sentadas em lugar de honra, e anciãos de pé!(e o respeito?)

4º.) causa própria/Elogios(Pv.27;26.28) “A investigação da própria glória não é glória”

No jornalismo é anti-ético legislar em causa própria.

´5º.) Brincadeiras maldosas (Pv. 26.18, 19)

“como o louco que lança faíscas, flechas assim é brinca maldosamente”

7 COISAS QUE DEVEMOS APRENDER PARA FAZER MISSÕES                                                                                                 Pb. JOSÉ CICERO SILVA

 

 

6º.) Bom senso e equilíbrio (Jc.7;Is 30. 21; Pv. 4,27) Quem age assim jamais pende para os extremos”

**************************************************************************

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA:

Cruz, Ivaldo Pereira da, Ilustrações Missionária Primitiva Edição 2001.

Silva, Antônio Gilberto da, Manual Escola Dominical CPAD 1998.

Bíceco, Valdir N. Manual de Evangelismo CPAD 1990.

Silva, José Cícero da, Setenta e sete esboços para sermões de sete tópicos. Janeiro 2003.

Stamps, Donald c., - Bíblia de estudo pentecostal – Rio de Janeiro – RJ. – CPAD – Edição de 1995.

Thompson, Frank Charles – Bíblia de referencia Thompson. São Paulo 1992 – Edição vida.

Rodrigues, Jairo Teixeira, Maio 2005. Postura e Ética Cristã.

**************************************************************************

 

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL

OU PARCIAL

CONTATO, CONVITES E PEDIDOS,

CONVITES PARA: FESTIVIDADES, CRUZADAS, ESTUDOS,

SEMINÁRIOS, CONGRESSOS E O

PEDIDO DESTA APOSTILA, DEVEM SER FEITOS PELOS TELEFONES:

(82) OI – (82) 8898-0414, VIVO – 8177-2233, CLARO – 9326-1754