EVANGELIZAR
SIGNIFICADO DE EVANGELIZAR (V.T. E V.I. PREGAR O EVANGELHO, SOBRETUDO EM PAÍS DE MISSÕES; CATEQUIZAR).
EVANGELIZAÇÃO OU EVANGELISMO CONSISTE NA PREGAÇÃO DO EVANGELHO CRISTÃO (A MENSAGEM DA SALVAÇÃO EM JESUS DE NAZARÉ SEGUNDO A FÉ CRISTÃ), CONSTITUINDO-SE ASSIM NUM ATO PROSELITISTA REALIZADO VISANDO A AQUISIÇÃO DE ADEPTOS À RELIGIÃO CRISTÃ, A UMA DENOMINAÇÃO OU IGREJA. CONSEQUENTEMENTE A PALAVRA TAMBÉM VEIO A SER USADA PARA SIGNIFICAR ALGUM ATO PROSELITISTA QUE VISE PRODUZIR CONVERSÃO OU MUDANÇAS DE HÁBITOS, CRENÇAS E VALORES NÃO NECESSARIAMENTE CRISTÃOS.
A PALAVRA EVANGELISTA PROVÉM DA PALAVRA ΕὐΆΓΓΕΛΟΣ ("EU-ANGELOS"), DO GREGO KOINÉ, QUE SIGNIFICA "BOAS NOVAS" OU "BOAS NOTÍCIAS" E QUE TAMBÉM SERVE DE BASE PARA O NOME DOS QUATRO PRIMEIROS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO BÍBLICO CHAMADOS "EVANGELHOS". POR ESSA CAUSA OS AUTORES DESTES QUATRO LIVROS SÃO DENOMINADOS EVANGELISTAS -MATEUS, MARCOS, LUCAS E JOÃO. AINDA QUE SEJA PROVÁVEL QUE O TERMO GANHOU SEU EXTENSO USO DEVIDO AOS EVANGELHOS E SEUS AUTORES, CONSIDERA-SE, CONTUDO, QUE A EVANGELIZAÇÃO NO ÂMBITO DO CRISTIANISMO TENHA SE INICIADO COM O MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO QUE, EM FAZENDO DISCÍPULOS E INSTRUINDO-OS SEGUNDO A SUA DOUTRINA, OS PREPAROU PARA ESPALHAR A SUA MENSAGEM RELIGIOSA, TENDO ELE MESMO PREGADO ESSA MENSAGEM DURANTE O SEU TEMPO DE MINISTÉRIO SEGUNDO O QUE PREGA A FÉ CRISTÃ.
PREGAR
SIGNIFICADO DE PREGAR (V.T. ABORDAR, COMENTAR UM ASSUNTO EM SERMÃO OU PRÉDICA. PRONUNCIAR UM SERMÃO. EXALTAR, PRECONIZAR: PREGAR A MORALIDADE PÚBLICA. APREGOAR, PROPAGAR. PROCLAMAR; COMEMORAR. ALARDEAR, INCULCAR. V.I. PRONUNCIAR, DECLAMAR SERMÕES. EVANGELIZAR. FIG. BRADAR, VOCIFERAR. PREGAR NO DESERTO OU PREGAR AOS PEIXES, PROCURAR CONVENCER A QUEM NÃO MOSTRA INTERESSE.
NO CRISTIANISMO, PREGAÇÃO É CONHECIDA COMO A DIVULGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS, DO EVANGELHO DE CRISTO. ELA VEM DESDE O TEMPO DE JESUS E CHEGA ATÉ AOS DIAS DE HOJE. ESTE ANÚNCIO VEIO A PARTIR DA "ORDEM" DADA POR JESUS AOS SEUS APÓSTOLOS (OU ENVIADOS): "IDE PELO MUNDO INTEIRO, PROCLAMAI (PREGAI) O EVANGELHO A TODA A CRIATURA"(MARCOS 16:15).
O CONCEITO DA BÍBLIA
PREGAR: SIGNIFICA “FAZER PROCLAMAÇÃO COMO ARAUTO, SER UM ARAUTO, OFICIAR COMO ARAUTO, PROCLAMAR (COMO CONQUISTADOR) ”.
O SUBSTANTIVO APARENTADO É KÉ•RYX E SIGNIFICA ‘ARAUTO, MENSAGEIRO PÚBLICO, ENVIADO, PREGOEIRO (QUE FAZIA PROCLAMAÇÃO E MANTINHA A ORDEM NAS ASSEMBLEIAS, ETC.).
OUTRO SUBSTANTIVO APARENTADO É KÉ•RYG•MA, QUE SIGNIFICA ‘AQUILO QUE É BRADADO POR UM ARAUTO, PROCLAMAÇÃO, ANÚNCIO (DE VITÓRIA NOS JOGOS), MANDADO, INTIMAÇÃO’.
A PALAVRA EU•AG•GE•LÍ•ZO•MAI SIGNIFICA "DECLARAR BOAS NOVAS" (MATEUS 11:5) PALAVRAS APARENTADAS SÃO:DI•AG•GÉL•LO, "DIVULGAR; NOTIFICAR; DECLARAR" (LUCAS 9:60) E KA•TAG•GÉL•LO, "PUBLICAR; FALAR A RESPEITO; PROCLAMAR; PROPALAR" (ACTOS 13:5).
A PREGAÇÃO NAS ESCRITURAS HEBRAICAS
NOÉ FOI A PRIMEIRA PESSOA A SER CHAMADA DE "PREGADOR" (2 PEDRO 2:5), AINDA QUE O PROFETIZAR FEITO ANTERIORMENTE PORENOQUE POSSA TER-SE DIVULGADO POR MEIO DE PREGAÇÃO (JUDAS 1:14,15).
PREGAR NOÉ ANTES DO DILÚVIO, EVIDENTEMENTE INCLUÍA UMA CHAMADA AO ARREPENDIMENTO E UM AVISO DA VINDOURA DESTRUIÇÃO, COMO SE VÊ DA REFERÊNCIA DE JESUS AO FATO DE QUE AS PESSOAS NÃO "FIZERAM CASO" (MATEUS 24:38,39).
SEGUNDO A BÍBLIA, APÓS O DILÚVIO, MUITOS HOMENS, COMO ABRAÃO, SERVIRAM COMO PROFETAS, PROFERINDO REVELAÇÕES DIVINAS.
A PROCLAMAÇÃO DE JONAS A NÍNIVE AJUSTA-SE BEM À IDEIA TRANSMITIDA POR KÉ•RYG•MA, E ELA É ASSIM DESCRITA. (JONAS 3:1-4)
AS ESCRITURAS HEBRAICAS TAMBÉM APONTAVAM PARA A OBRA DE PREGAÇÃO QUE SERIA FEITA POR CRISTO JESUS E SEUS SEGUIDORES. EM LUCAS 4:16-21, JESUS CITOU ISAÍAS 61:1, 2 COMO PREDIZENDO A SUA COMISSÃO DIVINA E A SUA AUTORIZAÇÃO PARA PREGAR.
TAMBÉM, EM CUMPRIMENTO DO SALMO 40:9, JESUS ‘ANUNCIOU AS BOAS NOVAS [FORMA DE BA•SÁR] DE JUSTIÇA NA GRANDE CONGREGAÇÃO (HEBREUS 10:5-10).
NAS ESCRITURAS GREGAS CRISTÃS
EMBORA FOSSE PRIMARIAMENTE ACTIVO NAS REGIÕES DESÉRTICAS, JOÃO, O BATIZADOR, FEZ A OBRA DUM PREGADOR OU MENSAGEIRO PÚBLICO, ANUNCIANDO A CHEGADA DO MESSIAS E DO REINO DE DEUS AOS JUDEUS QUE VIERAM AO SEU ENCONTRO, CONCITANDO-OS AO ARREPENDIMENTO. (MATEUS 3:1-3, 11, 12)
AO MESMO TEMPO, JOÃO ACTUOU COMO PROFETA, INSTRUTOR (TINHA DISCÍPULOS) E EVANGELIZADOR.
JESUS NÃO PERMANECEU NA REGIÃO DESÉRTICA DE JUDÁ DEPOIS DE SEU JEJUM DE 40 DIAS ALI, NEM SE ISOLOU COMO QUE NUMA VIDA MONÁSTICA. ELE RECONHECEU QUE A SUA COMISSÃO DIVINA EXIGIA UMA OBRA DE PREGAÇÃO, E REALIZOU-A PUBLICAMENTE, EM CIDADES E EM ALDEIAS, NA ÁREA DO TEMPLO, EM SINAGOGAS, EM FEIRAS E EM RUAS, BEM COMO NA ZONA RURAL. MARCOS 1:39; 6:56 LUCAS 8:1; 13:26).
JESUS FEZ MAIS DO QUE PREGAR. SEU ENSINO RECEBE AINDA MAIOR ÊNFASE DO QUE A SUA PREGAÇÃO.
ENSINAR
SIGNIFICADO DE ENSINAR (V.T. TRANSMITIR CONHECIMENTOS, INSTRUIR, EDUCAR,
DOUTRINAR, AMESTRAR, ADESTRAR, TREINAR, INDICAR, MOSTRAR: VOU ENSINAR-LHE O CAMINHO, PREGAR).
ENSINAR (DI•DÁ•SKO) DIFERE DE PREGAR NO SENTIDO DE QUE QUEM ENSINA FAZ MAIS DO QUE PROCLAMAR ALGO; ELE INSTRUI, EXPLICA, MOSTRA AS COISAS POR MEIO DE ARGUMENTOS E OFERECE PROVAS. DE MODO QUE A OBRA DOS DISCÍPULOS DE JESUS, TANTO ANTES COMO DEPOIS DE SUA MORTE, DEVIA SER UMA COMBINAÇÃO DE PREGAR E DE ENSINAR (MATEUS 28:18-20).
O TEMA DA PREGAÇÃO DE JESUS ERA: "ARREPENDEI-VOS, POIS O REINO DOS CÉUS SE TEM APROXIMADO." (MATEUS 4:17).COMO UM ARAUTO OFICIAL, ELE ALERTAVA SEUS OUVINTES PARA A ACTIVIDADE DE SEU DEUS SOBERANO, PARA UMA ÉPOCA DE OPORTUNIDADE E DE DECISÃO. (MARCOS 1:14, 15).